Recomendações

Atitudes que facilitam a consulta médica

  1. Agende a consulta com a máxima antecedência possível: Evite marcações de última hora pois por vezes podemos não conseguir dar-lhe uma resposta em tempo útil.
  2. Documentos de Identificação: Traga sempre consigo os seus documentos de identificação, nomeadamente cartão de cidadão ou cartão de utente e número de contribuinte! Não esqueça cartões de beneficiário de seguros ou subsistemas de saúde!
  3. Compareça na clínica no horário agendado: No máximo, compareça 10 minutos antes.
  4. Traga os exames anteriores: É muito importante trazer os exames já realizados, pois facilita e orienta melhor o médico em relação ao diagnóstico.
  5. Faça uma lista com os medicamentos que toma: Isso ajuda o médico a avaliar se é necessário ajustar a dose, suspender ou adicionar à rotina do utente determinado medicamento.
  6. Informe o seu histórico familiar médico: Para o médico ter um panorama geral do estado da sua saúde.
  7. Saiba os seus diagnósticos anteriores: Deve sempre contar se tem alguma doença crónica ou alergia; a partir dessas informações e do exame físico completo é que se inicia a formação de uma hipótese de diagnóstico.
  8. Use roupas confortáveis: O utente deve vir com roupas confortáveis e que sejam fáceis de vestir e despir, caso seja necessário retirar alguma peça para realizar algum exame.
  9. Quando levar acompanhante? A escolha de um acompanhante fica a critério do utente, não devendo ser mais de um.
  10. Diga ao médico o que sente e quais as suas queixas: Fazer uma lista dos sintomas que tem facilita muito o diagnóstico médico.
  11. Não esconda informações: Nunca devemos esconder nada do médico, mesmo que a informação pareça pouco importante ou que por vezes seja constrangedora; qualquer informação pode alterar por completo o diagnóstico.
  12. Não saia do consultório com dúvidas! O utente não deve sair com dúvidas do consultório médico em hipótese alguma, por mais tonta ou insignificante que essa dúvida possa parecer.